Técnicas de Marketing admin

Chatbots

Chatbots

Você já pode ter ouvida falar em chatbots e o que podem fazer por seu negócio. Mas o que seria verdade em tudo isso e será que são mesmo toda essa maravilha? Ao grosso modo de dizer o chatbot é um programa te atendimento ao cliente feito de forma automática por chat.

Com uma tecnologia em que a maquina tem a capacidade de interpretar o que o cliente quer e resolver o problema. Tem sido uma mão na roda para muitas empresas.

[kkstarratings]

Como Funcionam os Chatbots?

Os chatbots de hoje ainda não possuem uma grande variedade de interpretações de texto, ainda existem muitos com regras e fluxos que seguem. É bem possível que você ainda encontre muitos que usam opções para se relacionar com você.

Eles ainda são bem básicos e não podem interpretar tudo que uma pessoa pode perguntar, veja por exemplo: Uma pessoa pergunta a maquina se pode comprar uma camisa e personalizar conforme quiser. A maquina não saberá responder pois ainda tem uma grande limitação de inteligência artificial.

Um chatbot desse nível que entenda a pessoa por completo ainda não existe. Mas é considerável que em pouco tempo cada vez mais o nível dessas maquinas se eleve.

Como funciona o chatbot

Novas Tendências de Tecnologia

Se compararmos que em alguns anos atrás para se conversar disparando uma mensagem para o telefone ou lead para um cliente por exemplo. Você teria que usar o push notification ou até mesmo enviar um SMS por exemplo.

Agora com essa nova ferramenta você pode disparar notificações por messenger, skipe e outros aplicativos. Mas não fica só nisso sendo que poderá usar essa ferramenta em todos os estágios da venda. Desde a conversa normal e criar um funil completo. Tudo dependerá de você para a construção do relacionamento com seu lead.

Com os atuais avanços dessa inteligência virtual a cada vez a qualidade de integração entre maquina e usuários estão melhores. Uma outra vantagem do chatbot são:

  • Ele tem a capacidade de entender quais os melhores horários para se enviar mensagens para cada cliente de forma individual.
  • Ele poderá perguntar em que horário seria melhor a comunicação entre eles.
  • Ele tem a capacidade de estudar quais os assuntos que mais interessam a certas pessoas conforme o que ela escreve e seus conteúdos.
  • Você pode usar apenas um smartphone, como mostro no Treinamento Negócio Mobile.

Para Que Servem os Chatboots?

Os chatbots podem ter em nossos negócios uma forma essencial de nos proporcionar mais facilidade em nos integrarmos com os leads, Devido a correria do dia a dia uma máquina que serve como um funcionário que faz trabalhos a qualquer hora do dia de forma automática é incrível.

dicas de chatbot

Otimizar o Processo de Atendimento ao Cliente

Você automatizando para que ele possa fazer um atendimento de situações que acontecem normalmente em uma empresa. Vai lhe garantir uma excelente otimização da ferramenta, pois existem dúvidas comuns que representam 90% das perguntas que qualquer cliente tem. Talvez seja necessário o complemento de uma pessoa pois seria necessário ainda uma versão bem completa. E a máquina ainda não substitui o ser humano.

Otimizar a Relação com o Cliente

Você tem de saber como trabalhar com o chatbot pois mesmo ainda sendo uma ferramenta que não é completa. Existem diversas formas de trazer informações de qualidade via chat é só você pensar em seu nicho e o que poderia útil a ele.

Por exemplo caso você trabalhe com o nicho de marketing digital, por que não as vezes colocar no chat sobre algum plugin novo? Assim você poderia por exemplo envia lo ao seu blog que fala sobre tal plugin.

Fora isso realmente tudo dependerá de seu poder de convencimento pois as finalidades sem praticamente infinitas. Desde colocar um funil de vendas até fazer vendas.

Usar Chatbots Para se Criar Grupos

Seria interessante também se fazer chatbots de maneira particular e assim apenas ter acesso pessoas que lhe interessam. Desse modo fazendo uma integração com um software que tenha finalidades de se fazer mensagens como por exemplo o Slack .

Com o Slack você poderá fazer uma configuração do botão padrão como quiser ( slackbot ) para se fazer suas respostas automáticas. Mas também se integrar com seus chatbots próprios. Esse método pode te facilitar a maneira como se comunica.

dicas sobre chatbot

Converse com usuários independente de onde estão

Uma grande vantagem de se usar essa nova maravilha é que ela já funciona em praticamente todas as redes sociais. Por enquanto ainda não apenas para o Whatsapp. Mas é uma realidade entre muitas outras como Messenger, Skype e Telegram. Já imaginou o poder que essa ferramenta pode ter para se fazer vendas e negócios em geral?

Automatizar Vendas Por Chatbot Também é Possível

Imagine o poder que você tem em ter acesso a várias pessoas por redes sociais. Em vários países é possível se fazer várias coisas com a automação das redes sociais nesse nível. Desde fazer compras e pedidos no supermercado como pedir um Uber e muito mais. Tudo dependerá de como você verá o potencial que essa ferramenta possui.

Métodos de Usar o Chatbot, Serve Para Qualquer Rede Social?

O chatbot tem se mostrado uma ferramenta essencial para qualquer tipo de rede social pois não são todos que gostam das mesmas redes. As que ainda não possuem logo terão pois parece que isso é uma maneira de fazer negócios em grande crescente entre profissionais de marketing.

chatbot para facebook

Facebook:

Continua sendo a principal rede social e mais importante não só no Brasil como no mundo. Você deve saber que o Facebook é a rede social mais usada e com a fácil integração com fan pages. O mercado do Facebook conta com mais de 1 bilhão de usuários por mês. Então só pelo messenger o potencial é gigantesco. O Slack é a cada dia mais comum e tem ganhado um maior espaço entre os frequentadores do Facebook.

Skipe:

O skipe que é uma rede de conversas e imagens de pessoas também se aderiu ao chatbot e tem se mostrado bem aceita e crescendo.

Telegram:

Uma época em que o whatsapp ficou fora do ar essa foi a opção que muitas pessoas encontraram e agora também está ligada ao chatbot.

Whatsapp:

O Whatsapp ainda não faz parte das redes sociais que são integráveis com essa nova ferramenta. Mas existem rumores que tudo é uma questão de pouco tempo para isso acontecer.

Como Trabalhar Corretamente Com o Chatbot?

Para se desenvolver um chatbot em seus negócios em primeiro lugar você terá que ter a ideia de como irá usa lo. E conhecer as técnicas da melhor maneira para que não se perca dentro da ferramenta e fazer besteiras.

Você teria condições de tomar conta da automatização sozinho ou precisaria de ajuda de terceiros? Conheça se o seu mercado e as pessoas usariam essa ferramenta também.

Se é possível fazer um funil de vendas desde a pessoa conhecer o produto se interessar e comprar. Enfim todos os passos.

chatbot para twitter

Quantas Vezes Por dia Ou Semana Devo Enviar Mensagens?

Uma coisa bem importante para se usar não só o chatbot mas qualquer espécie de sistemas de automação de mensagens. É ter a responsabilidade de entender o que o seu lead está precisando e muitas pessoas erram nisso. Enviar todos os dias mensagens que acabam se tornando inconvenientes você poderá estar dando um tiro no pé.

O chatbot pode te ajudar de alguma forma e costuma sempre começar com algum começo de frase ” me pergunte sobre “. A partir da ideia você terá de desenvolver o assunto e pensar em um modo que a ferramenta resolverá.

Como uma ferramenta muitas vezes pode não conseguir resolver os problemas um humano ter de intervir, isso as vezes pode ocorrer com frequência.

Para tentar se evitar esse tipo de inconvenientes seria bom que você conhecesse quais as dúvidas principais que seus clientes possuem. Olhe em mensagens mais antigas e veja quais são os problemas mais comuns tipo: tickets abertos com mais frequências. Perguntas mais frequentes e as respostas que a ferramenta pode dar, artigos acessados com mais frequência sobre dúvidas.

Enfim saiba as principais ideias para que a máquina funcione de maneira a tirar dúvidas e facilitar seu trabalho.

Como Ter um Tom de Voz Correto

O tom de voz do chatbot deve ser de um modo em que a pessoa se sinta a vontade e amigável. Se é de uma forma bem desinibida ou como se fosse um próprio robô. Entenda o tipo de público que você tem por exemplo: Se for um messenger de advogados seu tom deverá ser mais sério mas amigável . Se for sobre esportes por exemplo ou um grupo de jovens você poderá fazer de modo mais espontâneo.

De uma característica profissional ao seu chatbot e faça com que tenham interesse em ouvir e se interessem ao que tem a falar.

fazer chatbot

Como Fazer Um ChatBot?

Como agora você percebeu a importância de se ter um chatbot no mundo dos negócios hoje em dia chegou a hora de fazer um. Já pensou como vai usar e como vai ser o fluxograma? Então você poderá usar algumas dessas plataformas:

  • Blip.ai: é uma plataforma que pode integrar rapidamente ao Twitter, Messenger, Skipe, Telegram e SMS, e também integrar ao seu site.
  • Chatfuel.com
  • Api.ai
  • Chatclub.me: uma boa opção para quem tem dificuldades em lhe dar com ferramentas diferentes.

Como Divulgar o Chatbot?

Existem já técnicas especificas para quem tem chatbot conforme o Inbound Marketing. Você deve postar em suas redes sociais seu blog, fazer campanhas de email para seu público. Se quiser também poderá fazer campanhas pagas. Pois a intenção independente de onde seja é conseguir clientes.

Como se trata de uma ferramenta mais independente que não é encontrada apenas em lojas como por exemplo nas lojas da Apple ou Android. Qualquer pessoa ou mesmo empresas podem desenvolver suas ferramentas de chatbot próprias e divulgar como quiserem.

qual o melhor chatbot

Resumo e Considerações Finais

Você viu que o chatbot hoje é muito usado para facilitar sua interação com clientes. Não é totalmente independente, longe disso mas pode ser usada para se fazer negócios imbox através de redes sociais. A maioria das redes sociais já possuem a possibilidade de integração.

Tenha em mente um planejamento para usar essa ferramenta de forma em que seu cliente possa tirar as dúvidas sem que o problema chegue até você. Existem boas plataformas para se fazer um chatbot de maneira rápida, não perca tempo.

 

 

 

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.