Copy admin

Ideias de Conteúdo Para Blog

Ideias de Conteúdo Para Blog

Oi André Gerbelli aqui tudo bem? Muitas vezes você deve ter pensado ” Hoje preciso fazer um artigo ” e no fim as ideias não vem não é mesmo? Talvez venha em sua cabeça a ideia inicial sobre o que gostaria de escrever mas não elabora um processo do tema. Existem técnicas fáceis de serem seguidas e assim conseguir fazer muitos artigos.

 

Sabemos que é importante mantermos uma sequencia de trabalhos em nosso blog para marcar uma presença para o titio Google. Não só no blog mas em toda internet, mas a partir de agora não vai lhe faltar ideias de conteúdo.

 

Ideias de Conteúdo Para Blog Através de Livros e Revistas

Você logicamente não irá fazer um conteúdo completamente igual mas é uma oportunidade para se obter ideias para artigos. Dependendo do assunto de seu nicho podem ser até mesmo livros  e revistas antigas pois por exemplo receitas são receitas.

 

Assuntos que mudam com o tempo devem ser renovados como por exemplo tecnologia e novas técnicas sobre musculação ou algo que fale sobre carros. Existem lugares na internet em que podemos nos desfrutar de vários conteúdos e livros digitais pagando um preço baixo.

amazon livros digitais

Amazon, Livros Digitais

A Amazon é uma plataforma de ebooks que são livros digitais. Ótimo lugar para se ter ideias e conteúdos de qualquer nicho praticamente. É claro que nem todos os ebooks sejam de qualidade pois qualquer um pode fazer um ebook e colocar na Amazon. Então aconselho que sempre procure pelos mais vendidos e famosos.

 

A Amazon também permite que você possa olhar as primeiras paginas de um livro que possa te interessar na opção Kindle. Assim você poderá fazer uma analise do conteúdo através dos tópicos e te várias ideias para artigos. Com apenas um livro você poderá fazer vários artigos, sempre com cuidado para não fazer uma cópia descarada.

Pesquisa de Palavras Chave Através de Ferramentas

Uma maneira mais comum é você ir atrás do que seu leitor está procurando. Para isso existem várias ferramentas de pesquisa espalhadas pela internet, tanto gratuitas como pagas. Você poderá fazer dois tipos de pesquisa.

 

Pesquisar uma palavra aleatoriamente como por exemplo ” como ganhar dinheiro” e achar quais são suas caldas longas.

Procurar dentro de um artigo de seu concorrente quais as palavras que ele usa e fazer igual ou não.

Nesse caso vamos usar uma ferramenta gratuita que é a Ubersuggest mas existem outras como a Wordze que também mostra a pesquisa mensal da palavra.

 

O Adwords que atualmente não mostra corretamente as pesquisas mensais mas é possível dar uma pequena enganada no Google e conseguir usa la por completo.

Ubersuggest

Essa ferramenta é uma ótima opção para mostrar derivações de palavras primárias. Mas se lembre que a palavra chave que utilizar para fazer seu artigo tem de ter procuras ou não adianta nada.

Coloque em português e sua palavra chave. Vai ver que existem várias derivações e o nível das pesquisas.

pesquisar palavras chave

Com essa lista de ideias ficará bem mais fácil você fazer novos artigos. Nesse caso coloquei apenas algumas das milhares de palavras relacionadas que a ferramenta nos dá.

Analisar a Concorrência e Fazer Melhor

Analisar as palavras chave e artigos que seus concorrentes fazem e fazer melhor que eles através de melhorias nos artigos e um ponto de vista diferente. Talvez seu concorrente está bem posicionado para uma certa palavra de calda longa. Uma palavra que pode possuir muita procura e tenha uma concorrência baixa, então é essa a hora de atacar diretamente.

 

Procure seus concorrentes através de palavras chave de seu nicho e veja os 10 que estão na frente por exemplo. Você poderá ler diretamente seus artigos e modifica lo. Ou fazer um trabalho maior como copiar a URL dele e colocar para analise em uma ferramenta como o Semrush.

  • Encontre os artigos mais visitados de seu concorrente.
  • Analise a força da concorrência para tal palavra.
  • Escolha uma palavra chave que tenha boas chances e faça um trabalho de linkagens internas e externas melhor que ele.

Assim você poderá concorrer com vários e ter muitas ideias de palavras.

ubersuggest

Saiba o Que Seu Nicho Procura

Você poderá pesquisar sobre as dúvidas que as pessoas podem estar com dificuldades em seu nicho. Para isso existem algumas ferramentas e sites sobre isso, você também pode obter idéias em fóruns e grupos.

 

Existem vários grupos dentro do Facebook, whatsapp e outras plataformas que possuem assuntos determinados. Por exemplo se procurar paginas que abordem o tema marketing irá encontrar muitas. Assim você não só poderá responder dúvidas mas perguntar e obter novas ideias de temas para seu blog.

 

Mas vou citar dois modos em que suas idéias podem evoluir e encontrar muitas coisas:

  1. The Public: É uma ferramenta que foi elaborada para tirar dúvidas que são as mais comuns sobre algum assunto. É criada através do Google Suggest e tem como base fazer combinações de perguntas por exemplo: Como, porque, onde..Apenas selecione a língua portuguesa e digite a palavra que procura.
  2. Yahoo Respostas: É uma plataforma em separado do Yahoo onde as pessoas fazem suas perguntas sobre vários temas. Desde Marketing Digital até receitas enfim. As pessoas costumam ser sempre muito participativas mas também é um bom lugar para se conseguir ideias.

Com essas ideias e coisas novas que as pessoas  postam nesses grupos e sites. Você poderá fazer artigos ou vídeos sobre o assunto, espalhar em suas redes sociais e ter mais audiência. Ou se preferir com esses mesmos artigos ou vídeos vender algo que solucionem suas dúvidas.

the public

Pergunte Ao seu público Oque Eles desejam

Uma maneira também de solucionar as dúvidas que seu público tem e conseguir ter ideias de artigos é perguntar diretamente.

Pra isso você poderá fazer essas perguntas através de seu email por exemplo, chatbot, blogs ou pagina no Facebook. Existem algumas ferramentas que fazem questionários e assim você também vai engajar sua audiência.

  •  Wondershare Quiz CreatorSoftware que produz questionários com várias opções.
  • QuizBoxEle faz testes online sendo perfeito para blogs pois permite escolher o número de perguntas e respostas multipla escolhas.
  • MyStudiyoTambém usado para sites e blogs é um criador de questionários livre.
  • surveymonkey: Pode se fazer questionários e enviar por email para seus leads por exemplo.
  • quizleadsMuito usada e fácil de manusear.

 

Resumo e Considerações Finais

Existem diversas maneiras de se ter ideias de conteúdo para blog. Saber quais artigos você poderá utilizar e como encontra los. Tenha sempre a ideia de que você poderá ter público para seus artigos e assim aumentar a audiência.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.